quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Considerações sobre o Transporte [2] + National Gallery + 'One Day'


Vou falar mais um pouco sobre os transportes em Londres:
Como já disse, pego o trem para ir para os lugares. Mas se você acha que tudo isso é uma maravilha o fato de tudo ser interligado, acredite, isso tem um preço. E não é barato.
Londres é dividido em zonas: O centro é a Zona 1 [praticamente, quase tudo que interessa está lá. Mas para morar lá, você tem de ser RYCA] e quando mais você se afasta do centro, maior a sua Zona. Atualmente, estou morando na Zona 2, que é razoavelmente perto do centro de Londres. Para ir até o centro, você tem que pagar a taxa de 8 Libras. Sim, o passe de Londres custa 8 Libras. Se for final de semana, apenas 6,60. Isso se você morar na zona 1 ou 2, porque se for outras zonas é mais caro ainda... Mas com esse passe você pode andar o dia todo.
Se você for estudante e passar mais de 14 semanas aqui, você pode ter desconto, mas nem faço idéia de quando é. Eu, como vou ficar apenas 1 mês, pude adquirir um Travelcard mensal, que custa 'apenas' 111 Libras. Posso andar o quanto eu quiser, mas desde que seja dentro das zonas 1 e 2. Se quiser ir mais longe, como em Notting Hill, por exemplo, terei que pagar outra passagem.
Como todos devem saber, o volante fica do outro lado, do lado direito. E os carros param se ver que você está se aproximando da calçada, muito civilizadamente. E ninguém anda acima do limite de velocidade, que parece ser 30 MPH [não sei se são KMH ou MPH]. E tampouco passam no semáforo vermelho. Pelo menos não vi nada disso acontecer, sério.
Ônibus são legais, são bonitos, mas dão muitas voltas, e às vezes pegam algum trânsito.

O dia começou com uma pequena decepção: O meu Professor Billy Kapranos [mua ha ha] era apenas um substituto. Minha professora de fato é Katherine, uma moça negra bem diferente, que fala bem rápido e com um sotaque bem americano. A princípio, é difícil entender o que ela fala, mas até que tudo bem.
À tarde, como o programa social do dia era Futebol [ahan que eu vim pra Londres jogar futebol ¬¬] resolvi caminhar para The National Gallery [você pode ver as fotos aqui do lado, eu postei. Só não é permitido tirar fotos do lado de dentro]. Dá para ouvir o Big Ben daqui! Meu Deus. Tem pessoas de todos os gêneros aqui. Todos tirando fotos e conversando mil línguas e subindo nos Leões [foi uma tortura conseguir uma foto nele] e tudo o mais! Tinha gente fazendo arte de rua, tocando música [Celine Dion, acredita? Gaita de Fole e gente fantasiada, arrecadando alguma grana] e pintando coisas. Do lado de dentro, todo o acervo de quadros presentes na Inglaterra. Meu Deus, mais de 50 salas só com as mais variadas imagens de todos os artistas imagináveis lá.
E a lojinha de souvenires então? Senhor, quase que tenho de me controlar pra não levar a loja toda! Milhares de miniaturas, cadernos, canetas, canecas, quebra-cabeças, bottons, coisas das Olimpíadas [sim, já está vendendo coisas das Olimpíadas de 2012]. Por fim comprei um livro, mostrando como era a Londres ontem e como é Hoje. E um caderno maravilhoso que custou os olhos da cara mais meu par de meias.

À noite finalmente consegui ir ao cinema. Assisti o maravilhoso filme 'One Day' [já listei como um dos meus favoritos]. Foi um pouco complicado entender tudo o que é dito, mas mesmo sem ouvir tudo, dá pra pegar a história. Se passa em Londres, desde 1988 até os dias de hoje. Uma história apaixonante, com um cenário lindíssimo e atores fenomenais [Ok, Anne, você poderia ter feito isso melhor, seu sotaque tava ridículo]. Eu digo, se você não puder vir para cá, assista esse filme.

Música para o momento
Celine Dion - My Heart will go on [não me critiquem, era o que estava tocando na National Gallery]
Gaita de Fole - Qualquer coisa [Meu Deus, Escoceses, vocês me matam assim]
Chopin - Nocturne Op. 9 [Música Clássica, se eu pudesse ter ouvido dentro da National Gallery, teria sido a coisa mais perfeita do Universo. e combina com o filme também, sério]

Epígrafe de Márcia Alcântara:
'Como um pássaro cantando na chuva, deixe memórias agradáveis sobreviverem em tempos de tristeza' - Robert L Stevenson

1 comentários:

Márcia Alcântara disse...

É incrivelmente incrivel como cada dia se comporta diante dos nossos olhos e dos nossos sentimentos com o passar do que se deu o nome de Tempo...

Postar um comentário