domingo, 18 de setembro de 2011

Greenwich [Observatório + Meridiano + Planetário + Soluço] + Westminster + Cabine Telefônica


Greenwich de novo. Sim, pelo menos dessa vez vou conseguir no ponto zero.

Dessa vez acordei cedo, falei que não teria almoço e tampouco jantar em casa. Peguei minha bolsa e saí pela rua afora pegar o famoso 188 que vai para Greenwich. Ele demorou quase 45 minutos, coisa que particularmente nunca vi, uma vez que geralmente assa ônibus de três em três minutos. Mas enfim, consegui de fato chegar até lá.
Paguei um preço simbólico e justo por entrar no lugar onde estava alinha do Meridiano, o observatório, o museu e o planetário mais um show dentro do planetário. Obviamente, poderia comprar apenas o ingresso básico, mas quem quer o ingresso básico em Greenwich?
Enfim, fiquei de frente ao ponto que marca a linha do meridiano. Um monumento fica posicionado exatamente no ponto onde passa a linha, junto com uma listra no chão com o nome de algumas cidades famosas ao redor do mundo e a latitude/longitude. Para tirar uma foto com o monumento, você precisa pegar uma [longa] fila. Pelo menos, enquanto esperava, tinha uma moça vestida como a Mary Poppins [até o guarda-chuva] explicando sobre algumas coisas que você encontra em Greenwich. No mínimo, fantástico.
Bom, não consigo explicar com riquezas de detalhes, porque passei metade do tempo comovido demais com tudo aquilo. Mas lunetas, telescópios, o Museu de Flamstead, relógios [Depois não sabem o porquê britânicos são tão pontuais e porque o Coelho Branco estava desesperado], umas parafernálias para medir a posição do céu e uma 'Camara Obscura', que é uma sala totalmente fechada com apenas um buraco no teto que com a ajuda de algumas luzes adicionais e naturais consegue refletir a entrada do Museu Marítimo [localizado no pé do cume que tem que se subir] ao vivo numa mesa comum de pedra, tanto que é possível ver as pessoas andando pelo parque. E imenso, quase que em proporção 1/3!
Andando de um lado para outro, achando várias coisas diferentes, inclusive o relógio do coelho Branco que mencionei anteriormente [sim, esse relógio existe!], achei um par de escadas velho que ninguém parecia perceber. Subi, obviamente. MEU DEUS, O TELESCÓPIO DE 28 POLEGADAS! Um dos maiores telescópios do mundo, que fora aposentado nos anos 60. Um ícone, pois fica localizado numa cúpula que se abre a noite. Ninguém por perto, minha câmera fotografando sozinha já e eu morrendo nos soluços. Como não tinha ninguém ali, não fazia idéia. O que importa e que fiquei uns bons dez minutos sozinho ali com o telescópio só pra mim [claro, tinha aquelas fitas me impedindo de chegar perto].
Bom, precisava sair dali pra curtir o show do planetário. Me arrependi de não ter chego mais cedo ao planetário, porque ele possuí nada menos que três andares, e após o show, as salas permaneceriam abertas por mais 20 minutos. A princípio, o show me lembrou bastante a experiência Marvel em 4D que presenciei no Madame Tussauds, afinal, era um círculo imenso com todas as imagens sendo exibidas no teto. O narrado explicando sobre alguns pontos de localização, algumas constelações básicas como a de Andrômeda e a de Ursa Maior. Bom, foi o bastante pros meus soluços voltarem. Como saí de lá meio que desnorteado, acabei entrando em uma sala que falava das estrelas das constelações de Órion e Gêmeos, uma a uma. Bom, perdi meus últimos 20 minutos olhando isso. Então fui expulso de lá, no sentido amigável, claro.
Como não estava com a mínima vontade de ir para casa, fui para Westminster de novo, curtir meu pequeno pedaço do Palácio do Parlamento. De lá, acabei me lembrando que uma amiga disse que queria receber uma ligação de uma cabine de telefone vermelha. Encontrei uma numa posição estratégica, pus £1,50 e consegui falar por quase 13 segundos! Um milagre da tecnologia e do meu bolso que penou para achar uma libra e cinqüenta pence em moedas.

Sonhos realizados.

Epígrafe de Márcia Alcântara:
'Sabe, em outros lugares as pessoas tem pôneis, papagaios, mas nós temos dragões.' Soluço em 'Como Treinar Seu Dragão'


Música para o momento:
Two Door Cinema Club - What you Know
Alice in Wonderland 1951 - I'm Late
Radiohead - All I need

1 comentários:

Flávia Dessoldi disse...

Sim. Oh meu deus! Eu falei numa cabine vermelha da inglaterra! Quem sabe um dia não vou falar do outro lado dela? Pena q acabou sua viagem por hora. Estava adorando viajar contigo via satélite! Agora só nos resta a expectativa das próximas aventuras de peter boy!ra! Quem sabe um dia não vou falar do outro lado dela? Pena q acabou sua viagem por hora. Estava adorando viajar contigo via satélite! Agora só nos resta a expectativa das próximas aventuras de peter boy!

Postar um comentário