quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Considerações sobre o Transporte + Coisas aleatórias

 
Bem, vou começar a falar do dia de hoje explicando sobre os meios de transporte em Londres:
Nada muito futurista [não, aqui não tem carros que voam] nem muito antigo [esqueça as carruagens dos filmes]. Tudo se baseia no tubo. Ok, piadinha infame, vou explicar melhor. "The Tube" é o apelido que eles dão para o conjunto que forma o Metrô e o Trem de Londres. São, pelo menos, 13 linhas que circulam por toda a cidade. E quando eu digo toda a cidade, é TODA a cidade. Dificilmente você irá a algum lugar que não tenha uma estação por perto. 'Ok, mas eu não gosto de andar de trem' você pode pensar. Tem aqueles famosos ônibus vermelhos de dois andares. Nem todos são de dois andares, mas todos são vermelhos. Eles ligam boa parte da cidade e dificilmente você encontrará algum mapa deles, afinal, existe um sem número de linhas de ônibus.
Cheguei à escola atrasado neste primeiro dia oficial. O que acontece, o metrô estava muito cheio, tipo muuuuuito cheio [como diria a Natália de 'Adorável Psicose']. Acabei entrando na classe as 9:05, porque por duas vezes a porta do metrô fechou na minha cara, antes que eu pudesse entrar.
O Lotado daqui é diferente do lotado de São Paulo. Às vezes, as portas fecham em você. Mas o que mais diferenciam são as pessoas: as pessoas se esbarram o tempo todo aqui, mas elas estão o tempo todo 'na delas'. Se alguém esbarrar em você, não vire para tirar satisfações, porque esta pessoa já deve estar longe. Todos correm literalmente. Todos se esbarram, mas estão todos 'na deles'. E todos estão fazendo alguma coisa, como lendo jornais, e-book reader, smartphones ou algo assim. Estão todos nem aí pro que você está fazendo. Mesmo se você estiver sendo encoxado, o que é normal, a pessoa que está te encoxando nem deve imaginar que você está na frente dela.

Chega de trânsito: cheguei à escola atrasado como eu disse. Já imaginei um bullying e tudo o mais, mas é permitido entrar atrasado. Entrei e já imaginei outro bullying: pessoas falando com perfeição, uma vez que estava num nível intermediário. Aí tive mais uma grande decepção. As pessoas tinham sérias dificuldades em falar. Eu, não querendo me gabar, estava nu nível bem superior a elas, mas não falei nada. Depois eu constatei que mesmo eles achavam isso de mim, que eu estava no nível errado, mas deixa pra lá, passou. Tive minha aula com um professor super simpático que veio do norte e tinha um sotaque extremamente agradável e sedutor. Logo imaginei o Alex Kapranos na minha frente, mas deixa isso pra depois.

À tarde, após ter a refeição bonita, andei pela Oxford Street, trombei com milhares de pessoas desesperadas querendo fazer suas comprar, e com outros milhares de turistas das mais diferentes nacionalidades. E comprei alguns souvenires. Depois eu mostro. Voltei para casa e tentei ir ao cinema ver 'One Day', mas como saí muito tarde, acabei não conseguindo comprar ingressos. Passei no mercado [uma vez que os shoppings fecham às 18 horas] e comprei algumas coisas, tipo 'Biscoitos Oreo' [extremamente comum aqui]. É difícil achar barras de cereais, tenham isso em mente.

Epígrafe de Marcia Alcantara:
"Botas...as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar." - Machado de Assis

Música para o momento
Womanizer - Franz Ferdinand [em homenagem ao meu professor do sotaque agradável]
The Magic Numbers- Love me like you [essa música me veio à mente quando andava em Oxford Street]

4 comentários:

Márcia Alcântara disse...

Sem carruagens? :(...tudo bem, mas em uma das fotos percebi um desses carros pretos que acho incrivel!! pensei em pedir para vc trazer um para mim, mas depois me lembrei, á tempo antes que vc mandasse ele no navio, que ai o volante é do outro lado, rsrs. Achei interessante ai as pessoas se "esbarrarem" e também estarem sempre lendo algo. Ocupadas sempre...
Continue nos escrevendo...Ah! achei as fotos muito legais, interessantes e fiquei imaginando como vc esta se sentindo, pq eu, colega, só de ver, tive vertigens e vontade de desmaiar, ou melhor purpurinar tudo com meu escandalo, ah vc me conhece rsrs...

bjs bjs e mais bjs.

Flávia Dessoldi disse...

Meu Deus! Preciso de um professor Alex Kapranos pra mim!!! Será que esse cara não dá umas aulas particulares? ahahahahhaa
Nota mental: levar milhares de barras de ceral para Londres.

Flávia Dessoldi disse...

Ps: Finalmente as fotos que todos esperávamos dos pontos mais conhecidos de Londres. Deu pra perceber que deve realmente chover canivetes por aí.

Pedro Dias disse...

Tirei milhares de outras ontem em Westminster, do Relógio e do London Eye. Vou postar aos poucos, é muita coisa de uma vez só. E vou ter que procurar outro compartilhador de imagens, porque a capacidade do picasa é deplorável.

Postar um comentário